Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria das Palavras

A blogger menos in do pedaço, a destruir mitos urbanos desde 1986. Prazer.

21
Dez15

Como passar o tempo no Natal?

Maria das Palavras

A família está toda junta. Em muitos casos, é a única vez no ano em que isso acontece. Além das pressas da cozinha onde se termina o bacalhau e as rabanadas à última hora, além das prendas que se rasgam, há minutos a preencher. Em minha casa, sempre houve jogos, teatros e canções improvisadas: a magia do Natal que faz dos adultos crianças e não passou à medida que eu e as minhas primas crescemos. A conversa surge naturalmente, mas sempre nos esmerámos para criar atividades que apressassem a meia-noite (mas que a apressassem de forma pastelona e recheada). Eis as minhas sugestões para ocuparem algum tempo do vosso Natal em família:

 

O que fazer no Natal? - Maria das Palavras (imagem Pixabay)

 

  1. Jogos de tabuleiro. Andam sempre lá por casa, arrumados em cima de um roupeiro qualquer. Venham todos cá para fora, juntar-se à confusão da sala. Em família são especialmente engraçados os que envolvem mímica. 
  2. Jogos de cartas. Aquele jogo a que nem os avós resistem. Ideal enquanto alguns ainda estão na cozinha a ultimar delícias.
  3. Jogos improvisados. Dizer uma palavra e ganha quem se lembrar primeiro de uma canção que a inclua? Um de cada vez fazer uma imitação de uma pessoa da família até os outros adivinharem? Cada um conta uma anedota e depois elegem o vencedor? Não tem de ser complicado, só divertido (e de preferência, incluir toda a gente - mesmo a tia rezingona que nunca quer jogar a nada).
  4. Contos e histórias. Peguem num livro ou num tablet e pesquisem contos de Natal. Leiam para a família toda enquanto a lareira crepita. Não se zanguem com o vosso pai que adormeceu entretanto e usem o ressonar dele como efeito sonoro para a história. Ei: aqui está um conto de uma autora MA-RA-VI-LHO-SA.
  5. Teatrinhos. Se alguém tiver paciência para ensaiar qualquer coisa, mesmo abandalhada, prometo risota total. Sempre o fiz com a minha irmã e as minhas primas. Escrevia textos que encenávamos. Normalmente pegando num fenómeno televisivo (o Big Brother, o CREDO do Herman SIC), anedotas pesquisadas na net e num livro do António Sala (!) que andava lá por casa e episódios familiares: juntar tudo, bater bem e fazer rir. Este ano prometi uma reencenação do que se passou durante o ano com a família - vamos lá ver o que sai. 

 

Sigam-me no Instagram @maria_das_palavras, no Youtube aqui e no Facebook aqui.

4 comentários

Comentar post

Seguir no SAPO

foto do autor

Passatempos

Ativos

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

O meu mai'novo

Escrevo pr'áqui







blogging.pt

Recomendado pela Zankyou

Blogs Portugal

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D