Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Maria das Palavras

A blogger menos in do pedaço, a destruir mitos urbanos desde 1986. Prazer.

11
Nov19

O clichê que é ser contra clichês

Maria das Palavras

Eu odeio surpresas. 
No outro dia dizia isso em voz alta e alguém me respondeu: isso é tão clichê. 

giphy (22).gif

 

Justo? Sim.
Insultuoso? Não.


É verdade que alguns clichês são capazes de destruir a vida a uma pessoa por intermédio de expectativas. Como os clichês românticos. O príncipe encantado, por exemplo, normalmente vem num Opel Corsa e não num cavalo branco, e mesmo nos seus melhores dias, é capaz de tentar coçar os tomates em público sem que ninguém repare. 

Mas muitos clichês são traços nossos de personalidade, mesmo que sejam comuns a mais uns milhões de pessoas à volta do mundo - e tentar contrariá-los para não ser uma pessoa tão mainstream é que seria preocupante. Fazer tudo para agradar aos outros (por exemplo, tentar não cair em clichês) seria pior do que viver com o estigma agoniante de ser mais uma pessoa vulgarucha que não gosta de surpresas.


E outros clichés, os do melhor tipo, são aprendizagens. "O tempo cura tudo" é das frases mais comuns, repetidas, básicas, que há por aí a circular - digo eu, após estudo intenso inventado pela minha cabeça, da universidade do "parece-me". E consegue ser, ainda assim, das maiores verdades universais. 


O único problema é não sabermos sempre distinguir os bons clichês dos maus. O meu conselho é que procurem ajuda junto das pessoas que na área de Educação no Facebook escreveram "escola da vida".

 

 

Sigam-me no Instagram @mariadaspalavras, no Youtube aqui e no Facebook aqui.

10
Nov19

Ténis ou Sapatilhas?

Maria das Palavras

O Moço está combalido por ter arrancado dois dentes do siso há menos de 24 horas e que claramente aproveitei-me do facto. Ora oiçam...
No Spotify aqui, no Castbox aqui (nem precisam ter a app, que abre na mesma), ou clicando no player abaixo para começar.

Sigam-me no Instagram @mariadaspalavras, no Youtube aqui e no Facebook aqui.

05
Nov19

Make Blogs Great Again

Maria das Palavras

Somos todos um bocadinho culpados disto: facilitismo. Ler um blog exige mais concentração do que pôr um vídeo do Youtube, um Podcast ou uma série de Stories a "tocar". Logo numa sociedade em que já não sabemos fazer uma coisa de cada vez. 

Escrever também exige mais esforço do que publicar um foto ou falar dez minutos para o microfone do telemóvel. Sobretudo escrever no próprio telemóvel, que hoje em dia é o nosso computador pessoal. 

Mas mesmo que o meu tempo de consumo em redes sociais diga outra coisa, mesmo que o meu tempo de produção de conteúdo também...eu continuo a preferir expressar-me a escrever e interpretar a ler. 

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas talvez quem o disse nunca tenha tido a oportunidade de ler as palavras certas. 

Além disso, um blog é tudo. Um blog tem a palavra escrita, mas também pode ter a imagem, o audio, a combinação em vídeo. O blog é a plataforma que permite integrar todas essas coisas numa só e ter um espaço onde não somos limitados a exibir conteúdo se pagarmos publicidade porque a plataforma quer rentabilidade - ao contrário, é-nos dada visibilidade porque assim se chegará à rentabilidade da plataforma. 


Em todas as plataformas de Blogs? Não. No Sapo Blogs. Uma platafoma viva, dinâmica, evolutiva, que escuta, que comenta, que responde, que faz mais e melhor, que "tem gente dentro". [Que hoje apresentou uma nova homepage e mais uma série de melhorias para a comunidade.]

É por tudo isto que os blogs não morrem, nem vão morrer. E lá chegará o tempo que o facilitismo passa de moda e queremos voltar a concentrar-nos numa coisa de cada vez, com mais significado. Que custa mais a produzir e a consumir, porque também tem mais para oferecer. 

#makeblogsgreatagain

(fiquem à vontade para espalhar a hashtag) 

Sigam-me no Instagram @mariadaspalavras, no Youtube aqui e no Facebook aqui.

03
Nov19

Improbabilidades estatísticas

Maria das Palavras

Acontece que na sexta-feira eu e o Moço fizemos duas coisas altamente improváveis. E quem conhece o blog vai ficar abismado com a primeira. Não quero contar já o que é, mas fui a um restaurante que serve algo que começa com su e acaba com shi.

Ouçam aqui no Spotify, aqui no Castbox (não precisam ter conta, nem instalar nada se não quiserem), ou botem a dar no player abaixo. E subscrevam as nossas mensagens de voz se não querem perder o meu próximo toque polifónico cantado.


Sigam-me no Instagram @mariadaspalavras, no Youtube aqui e no Facebook aqui.

01
Nov19

Bilhete para o céu (ou outra paragem)

Maria das Palavras

Moço a fazer scroll no Instagram: Nem sabia que por cá se festejava o Halloween.

Maria: Pois, no meu tempo, em Leiria, era o Dia do Bolinho.

Moço: Em Lisboa não fazíamos nada.

Maria: Nem o Pão por Deus?

Moço: Não...em Lisboa nem Páscoa há. Aquela coisa do padre ir a casa das pessoas e assim.

Maria: Mas eu acho mal isso do padre ir recolher dinheiro a casa das pessoas para lhes abençoar a casa. Parece que estão a pagar para entrar no céu.

Moço: A minha avó, lá na terra, recebe o padre. Portanto paga o lugar no céu e compra para nós também.

Maria: ...Hum...Então ela que me dê o dinheiro a mim, que eu compro bilhete para onde eu quiser.

 

tenor (3).gif

 

 

Sigam-me no Instagram @mariadaspalavras, no Youtube aqui e no Facebook aqui.

31
Out19

A história que o Moço me tinha proibido de contar

Maria das Palavras

Mensagem de Voz de Maria das Palavras


Bom dia! À falta de tempo para escrever deixei-vos o relato do primeiro dia nos Açores, São Miguel, em mensagem de voz e tenho um convidado muito especial...TAMBORES: o Moço. Não sei como o convenci a dar a voz, muito menos como o convenci a contar a história do que ele queria levar na mala, que já tinha sido proibida de partilhar...vocês vão perceber porquê.

Ouçam no Spotify ou no Castbox e gostem e subscrevam e partilhem com quem achem que vai gostar. Basta procurarem Maria das Palavras ou Mensagem de Voz numa dessas plataformas ou clicarem aqui para ouvir no Spotify, ou aqui para ouvir no Castbox.

E - além de irem lá e subscreverem o canal na plataforma que preferirem - também vos deixo aqui a mensagem para ouvirem. Porque eu também sou preguiçosa e gosto de vos facilitar a vida!

Opiniões nos comentários, se faz favor. Já houve quem dissesse que o Moço tem a voz a condizer com as costas, experimentem ultrapassar esse comentário maravilhoso.


Sigam-me no Instagram @mariadaspalavras, no Youtube aqui e no Facebook aqui.

03
Out19

5 Dicas para uma experiência supimpa em Sevilha

Maria das Palavras

Para os mais distraídos, estive 3 dias em Sevilha com mi hermana no final de Agosto. E posso estar influenciada pelo calor que lá apanhei (VS um Verão parolo em Portugal) mas já visitei várias cidades em Espanha (incluindo Madrid e Barcelona) e creio que esta passou a ser a minha favorita, com distinção. Eis o que vos recomendo que façam, vejam ou comam, para aproveitarem bem a cidade, mesmo que em pouco tempo:

 

1. Vão às Tapas no Espacio Eslava. 

Foram as melhores e mais baratas que comemos, com simpatia no atendimento, pratos clássicos e originais (incluindo um charuto premiado...) e um gelado de torrão para recordar para a vida, quando achei que já não conseguia dar mais uma garfada em nada. 22€ para duas pessoas a abarrotar no final. 

Onde comer tapas em Sevilha? Espacio Eslava. - Maria das Palavras Blog

 

2. Passeiem muito a pé pela cidade. 

O que é mais bonito em toda a cidade é de borla: passear e ver as ruas. Andámos muito a pé e é isso que aconselho que façam. Desde a bonita zona do rio do Mercado del Barranco à zona da Plaza de Espana - e jardim adjacente - a todo o centro histórico, incluindo à volta da catedral.

Plaza de Espana - Passear em Sevilha - Maria das Palavras

 


3. Se querem pagar para ir a algum sítio: que seja o Real Alcazar.

Também pagámos para entrar na catedral e ver a vista da torre Giralda. Mas se tivesse de ter escolhido um sítio a pagar teria sido o magnífico Real Alcazar. Eu sabia que queria ir para ver onde foram gravadas algumas cenas de Game of Thrones. Mas depois descobri que havia muito para além disso. Comprem online as entradas com antecedência para garantir (é preciso indicar dia e hora) e saibam que o audioguia é interessante, mas é tão mastodonte que a meio da visita fartei-me de o agarrar.

 

Real Alcazar - Sevilha | Blog Maria das Palavras

 

4. Passem um dia (ou uma tarde) na Isla Mágica

É um parque de diversões pequeno e bonitinho, com apenas uma diversão que considero realmente de alta intensidade (o Jaguar), mas várias de intensidade média (daquelas que chega para fazer cócegas na parede interna do estômago) e de te deixar encharcado ao máximo. Andámos 3 vezes na Anaconda (a favorita), vimos vários shows e ainda demos uma perninha no parque aquático, só porque estava incluído no bilhete (comprámos online antecipadamente e tinha essa promoção). Pelo que percebi, há uma entrada mais barata a partir das 17h e apesar de encher mais o parque a essa hora, talvez chegue se não foram os maiores fãs de parques de diversões.

 

Isla magica - Maria das Palavras | 5 Dicas para Sevilha

 

5. Fiquem num hotel com piscina.

O Itaca Sevilla foi um achado: central (perto do Metrosol Parasol), lindo, e com uma mini-piscina ótima no terraço. Ao início desiludiu-me o facto de as janelas darem todas para o páteo interior (que até era muito bonito, diga-se), mas o quarto era tão jeitoso, espaçoso, fresco que pela hora do pequeno-almoço (também muito compostinho, incluindo café Nespresso) já eu tinha perdoado tudo. 

 

Piscina do Hotel Itaca Sevilla - Maria das Palavras em Sevilha

 

Para quem queira mais detalhes estão todos no Instagram @mariadaspalavras, no destaque Sevilha e na descrição das fotos de lá. E aproveitem para seguir, porque é lá que vou partilhar ao vivo a viagem aos Açores que já se aproxima a passos largos...tic tac, tic tac...


 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Maria das Palavras (@mariadaspalavras) on

Sigam-me no Instagram @mariadaspalavras, no Youtube aqui e no Facebook aqui.

Seguir no SAPO

foto do autor

Passatempos

Ativos

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

O meu mai'novo

Escrevo pr'áqui







blogging.pt

Recomendado pela Zankyou

Blogs Portugal

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

subscrever feeds