Receitas em poucas letras #9: Hambúrgueres Vegetarianos
Eu já estou sempre a pesquisar, adaptar e inventar receitas pró-saúde por causa do meu Moço pró-saúde. Agora a minha irmã anda a pender para o vegetarianismo (não é fundamentalista, mas tem evitado a carne e peixe) e eu ainda mais invento. Entre um e o outro e o facto de me esforçar para fazer coisas que os dois gostem acabo por comer também coisas mais saudáveis (porque um não come hidratos, outro não come proteína animal e eu estou no meio e a não ser que queira fazer um terceiro menu, como com eles - quando estamos todos entenda-se) e depois quando não estão a ver ataco os nachos com guacamole ou um g'anda hambúrguer de picanha com bacon e queijo. Desta vez ganhou a opção vegetariana e fiz uns hambúrgueres com base de grão de bico.
Vamos lá ver: da mesma forma que o arroz de couve flor ou a pizza com base de atum, podem ser deliciosos, mas não são efetivamente pizza, o hambúrguer vegetariano (pelo menos este) não é efetivamente carne e NÃO sabe a carne. Portanto não vão com essa expetativa. Mas é ainda assim delicioso, fácil de fazer e...posso dizer isto da comida? Bem bonito.
Ingredientes:
- 1 frasco de grão de bico cozido (400 gramas)
- 1 cenoura grande
- 1 ramo de coentros
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de farinha
- sal, pimenta e pimentão doce q.b.
Passos:
1. Picar (não triturar completamente) o grão de bico, a cenoura e os coentros (Bimby: 5 seg, vel 5)
2. Envolver com os ovos já batidos a farinha e os temperos
3. Colocar num tabuleiro (usei uma forma de bolachas para fazer a forma, mas podem so fazer montinhos espalmados) forrado com papel vegetal e levar ao forno a 200º por 20-25 minutos.
Se eram bons? Eram...tanto que nem cheguei a tirar fotos depois de feitos. Mas ficam mais coradinhos, pronto.
Esta receita fez sete hambúrgueres grandes e é uma adaptação da que vi aqui (obrigada Carolina, não saberia por onde começar!). Sugiro, consoante o vosso gosto e vontade (e para irem variando) algumas das seguintes versões:
- Com piri-piri (podem moer uma malagueta a juntar na altura de misturar todo ou usar molho picante depois).
- Com molho de alho (façam com iogurte natural em vez de maionese se querem manter a onda saudável).
- Juntar pimento além de cenoura na altura de picar.
- Saleteiem uns cogumelos frescos com alho, azeite e oregãos e ponham por cima do hambúrguer.
- E outras coisa nomeadamente algumas (o céu é o limite).