Receitas em poucas letras #9: Empadão de vitela (sem batata!)
Esta receita é uma adaptação minha desta da Ana Bravo e confesso que não esperava gostar. Fi-la esperançosa em ter mais uma opção saudável e gostosa para agradar ao Moço e planeei desde o início torcer-lhe o nariz e comer um bitoque. Sobretudo porque sou uma apaixonada por puré de batata do original que leva leite meio gordo e margarina e tuditudo. Puré do mal, portanto. Já este é um empadão "do bem".
O que leva:
- 1 cenoura grande, 1 cebola grande
- 1 couve flor
- 500 gr de vitela aos cubinhos
- 1 fatia de queijo magro e duas colheres de queijo Philadelphia
- Noz moscada
- Sal e pimenta a gosto
Como fiz:
Comecei por picar cebola e cenoura na Bimby para o refogado da vitela, mas deixei quase metade no copo e acabei por cozê-la junto com a couve-flor para dar mais sabor. Enquanto cozia a couve-flor em pouca água e pouco sal, refoguei a restante cenoura e cebola e juntei-lhe a vitela com sal e pimenta para cozinhar lentamente. Escorri a água para triturar a couve-flor com duas colheres de queijo Philadelphia para fazer de manteiga e uma pitada de noz-moscada. Triturei até me parecer bem, experimentado várias velocidades. Depois misturei tudo num tabuleiro e levei ao forno, com uma fatia de queijo em cima desfeita (para fingir que tinha queijo ralado) e deixei ganhar cor no forno.
Ficou só delicioso. Eu sei porque não planeava comer e...comi. Ainda lhe juntei uma salada pacientemente cortada aos cubos, de pepino e tomate e aproveitei a água da cozedura dos legumes e o tacho com o sabor da carne e restos de refogado, para fazer uns cogumelos.
Tenho publicado algumas receitas no Instagram Stories e mantenho o passo-a-passo guardado no perfil de @maria_das_palavras. Está lá esta e mais umas poucas, se tiverem curiosidade.