Troca de Palavras & Passatempo de Natal
Uma das coisas que me apaixona no Natal (bem como no ano inteiro) é a troca de prendas. Ao contrário do que muita gente pensa não tem a a ver com a parte material ou o valor do objeto. Tem a ver com o valor da ação, o embrulho que diz "pensei em ti" como aquelas figurinhas de Fátima.
As necessidades básicas do ser humano são precisamente (para o diabo com Maslow): comer, dormir e saber que alguém pensa em nós. E é isso que um presente faz, seja caro ou barato, material ou simbólico, comprado ou tecido com as mãos. Até palavras oferecidas podem fazer isso. Até no dia de Natal, em que uns de nós estão junto à família que amam (onde mais palavras de conforto encaixam perfeitamente na quadra), outros estão longe de muitos dos que querem bem (e bem apreciarão um "feliz natal" especial), outros até estão em grupo mas sentem-se sozinhos na mesma (e talvez gostem de receber uma mensagem diferente, que sabe a segredo).
Não quero gente a trocar moradas que é uma logística chata e possivelmente proibitiva para alguns que não querem desfazer-se da privacidade - nem nos quero a depender do cavalinho incostante dos CTT. Mas quero que troquemos palavras, como quem troca uma prenda no dia de Natal. Sob a forma de um postal virtual ou um email. Que podem aquecer o coração a qualquer pessoa.
Querem participar nesta Troca de Palavras?
Eis as instruções:
1. Preencham este formulário com nome e email até 25 de Novembro de 2016
2. Eu vou emparelhar as pessoas e enviar-vos email (do remetente trocadeprendas@sapo.pt) até 15 de Dezembro
3. Vocês recebem o nome e email de quem devem presentear com palavras (a mesma pessoa a quem enviam, será quem vos envia) e podem agendar um postal de natal (escolham um dos gratuitos) aqui para o dia 25 de Dezembro, personalizando com o texto que quiserem. Também podem simplesmente enviar um email nesse dia, a questão do cartão virtual é para que possa estar agendado. Nesse mesmo dia esperem o vosso email/postal virtual também.
Mas...o que seria do natal sem um pouco de materialismo? Cada pessoa inscrita entra no sorteio para ganhar um livro (mais palavras por presente!) oferecido pelo Clube do Autor. Não só "um livro" mas um clássico intemporal de Natal, escrito por Charles Dickens (e recomendado por José Luis Peixoto) que estará seguramente na lista de livros a ler durante a nossa vida (ainda antes das cataratas) e ainda por cima tem uma capa linda- é ou não é uma bela prenda?